voar da cama,
comer banana,
que dia bom
CANTIGAS PARA ACORDAR O RIO
O espetáculo musical infantil tem no repertório poemas retirados do livro “Menino do mato”, do poeta Manoel de Barros, acompanhadas por músicas de Vital Farias e Rubinho do Vale, cantigas de cirandas de roda e baião. Através da poesia, o espetáculo aborda questões sobre a importância da biodiversidade, a preservação dos recursos naturais e o papel do homem em solucionar os problemas ambientais. O espetáculo revela um delicado e diversificado ambiente musical conduzidos pela cantora Irene Bertachini, músico Paulim Sartori e a atriz Luciana Araújo. Embalado pelo universo lúdico e a musicalidade intrínseca à poesia, o espetáculo é repleto de brincadeiras sonoras, humor e delicadeza, “Cantigas de acordar o rio” é um feliz encontro entre a narração de história, a música e a poesia.
LILI CANTA O MUNDO!
O espetáculo musical infantil “LILI CANTA O MUNDO! ” tem no repertório, poemas retirados do livro “Lili Inventa o Mundo”, do poeta Mario Quintana, musicados pela dupla Cristiano Gouveia e Irene Bertachini. Através das poesias de Quintana, narra‐se como é o mundo do faz-de-conta da menina Lili, e revela um delicado e diversificado ambiente musical. Com humor e delicadeza, “LILI CANTA O MUNDO!” é um feliz encontro entre narrativa, música e poesia.
ESPETÁCULOS INFANTIS
Irene Bertachini, em seu show traz canções do seu primeiro disco solo “Irene Preta, Irene Boa” em 2013, do seu trabalho com as compositoras do Coletivo ANA e do seu último disco Revoada lançado em março de 2017.
No repertório, Irene apresenta composições próprias e de artistas da música contemporânea de Belo Horizonte, além de interpretações de Milton Nascimento e Chico César. A formação em trio, reuni Natália Mitre, na percuteria e vibrafone, e Paulim Sartori, no baixo e violão. "Irene e banda" traz também além desses músicos talentosos, Luisa Mitre no acordeon e Daniel Guedes na percussão. Ambos formatos revelam e dão ênfase à composição de suas músicas, melodias e poesias que envolvem o público pela sensibilidade e sinceridade esboçadas na alma lírica da autora. Em seus discos, Irene Bertachini revela um diversificado ambiente musical, onde o contraste da voz suave e expansiva da cantora nos envolve e nos conduz na amálgama de ritmos, linguagens da música popular e contemporânea brasileira. Canções criativas, repletas de referências imagéticas que levam o público a se aprofundar na janela da alma da cantautora, onde se revela seu olhar sobre a feminilidade, assuntos contemporâneos, metalinguísticos e autoconhecimento.